Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae
 Leach, 1820
Subfamília: Picumninae
 Gray, 1840
Espécie: P. pumilus

Nome Científico

Picumnus pumilus
Cabanis & Heine, 1863

Nome em Inglês

Orinoco Piculet


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Pica-pau-anão-do-orinoco

O pica-pau-anão-do-orinoco é uma ave piciforme da família Picidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (francês) picumne, piculet = pequeno pica-pau; e do (latim) pumilus = anão. ⇒ Pequeno pica-pau anão.

Características

Mede cerca de 9 centímetros de comprimento.
A coloração das partes superiores e das asas é amarronzada que podem se apresentar lisas ou levemente barradas de castanho. As coberteiras e as rêmiges primárias e secundárias são marrons com as bordas verde amareladas. O queixo, peito e ventre são de coloração creme, fortemente barrado de marrom. Este barrado torna-se mais intenso quanto mais próximo do ventre. A cauda é preta, o par de retrizes centrais é em sua maior parte de coloração branca. Os demais pares de penas retrizes exteriores apresentam uma banda subterminal branca. Apresenta uma fina listra pós-ocular branca. A região auricular é chocolate, às vezes salpicado de pontos brancos. Lores são amarelados.
O bico é escuro e sua base é mais pálida. Os olhos apresentam a íris castanha com um anel orbital cinza azulado. Os tarsos e pés são cor de cinza. Existe dimorfismo sexual, sendo que o macho tem estrias ou manchas amarelo pálido na parte frontal da coroa, o restante da coroa é acastanhado e apresenta pintas brancas.
A fêmea não apresenta a coloração amarela na coroa, sua coroa apresenta em sua totalidade pequenas pintas brancas.
Os juvenis têm a coloração menos intensa e mais clara, apresentando mais verde nas partes superiores e barrado irregular na região ventral (GORMAN, 2014).

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Alimenta-se de cupins arbóreos, formigas e provavelmente outros pequenos invertebrados. Alimenta-se em todos os extratos da floresta, frequentemente com bandos mistos no dosel.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Espécie pouco conhecida, vive em florestas úmidas e em matas de galeria. Comporta-se como uma espécie residente e sedentária em região com altitude de até 500 metros em relação ao nível do mar (GORMAN, 2014).

Distribuição Geográfica

Ocorre na Colômbia e no noroeste do Brasil.

Referências

Consulta bibliográfica sobre subespécies:

Galeria de Fotos